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As 5 forças da Inovação

As 5 forças da Inovação



As 5 forças que incentivam a inovação


Há várias forças que impulsionam a inovação dentro das organizações, o que chamamos de Drivers da Inovação. Com base em atendimentos de consultoria que já prestei e outros artigos a respeito, podemos elencar que são 5 as principais motivações ou drivers que fazem com que inovações surjam nos negócios. O primeiro deles, é justamente o momento em que estamos vivendo:


1 – Crise - Exato, eis um excelente DRIVER DE INOVAÇÃO. Nunca fui tão chamado nas empresas para dar aquela mãozinha como em tempos como esses, isso porque as crises oportunizam repensar o modelo de negócios, questionar a estratégia que traçamos, o produto que temos e principalmente, em tempos de COVID-19, a forma de entrega (CANAIS) e de relacionamento com os clientes. As empresas que já tem uma presença digital conseguiram passar por esta crise de distanciamento e isolamento social de maneira mais tranquila. Aqueles negócios que não tinham iniciado sua vida digital começaram a ver com outros olhos e as que já estavam, incrementaram ainda mais.


Como prática, vale a intenção de buscar novas oportunidades constantemente, pois negócios comuns ou que tinham apenas uma fonte de receita e nenhuma delas de forma digital foram as que mais sentiram a crise nesses tempos do COVID-19. Logo: Inovar é necessário e sempre!


2 – Os CLIENTES – considere que o cliente pode ser um consultor para o seu negócio, entretanto não se pode ouvir tudo o que ele diz, é necessário filtrar e considerar suas reclamações como possibilidade para atendê-lo melhor e como features para seus produtos, serviços ou até mesmo modelo de negócios. Lembre-se da célebre frase de Henry Ford que dizia: “Se perguntasse aos meus clientes o que eles queriam, eles responderiam: Cavalos mais rápidos”, isso no advento de idealizar o Ford modelo T.


É muito mais barato manter os clientes atuais do que correr atrás de novos, então ter algum canal para ouvi-los é essencial nos dias de hoje, e a necessidade dos clientes sendo ouvida ou um bom canal de ouvidoria e gestão das reclamações possibilitam desenvolvimentos incrementais em produtos ou serviços ou ainda na percepção de valor que os clientes tem de uma determinada marca, oportunizando inovações em marketing, processo e modelos de negócios.



3 – Concorrência - Quando a concorrência se utiliza de outras tecnologias e seus serviços e produtos suprem a carência dos clientes, simplesmente aqueles que compravam de você deixam de enxergar valor e vão para a concorrência. Então é necessário buscar a inovação como diferencial competitivo para reconquistá-los ou então buscar uma nova fatia de clientes.


Ferramentas de ideação como Brainstormmuing, SCAMPER, Desgin Thinking, Business Model Canvas, Trens de Oportunidade e Oceano Azul são excelentes para serem utilizadas em momentos como esse.



4 – Desafios Internos – Os desafios internos ou gaps de crescimento e de produtividade, que geralmente identificamos em planejamentos estratégicos acabam sendo motivadores para impulsionar a inovação. Empresas que costumam pensar na estratégia do seu negócio com certa constância acabam identificando desafios que podem ser supridos com inovações incrementais ou com mudanças internas que podem trazer grandes benefícios seja em produtividade, seja para os clientes, e por isso, inovação.


Estar atento às tendências mercadológicas e ao cenário em que o negócio está inserido torna-se vital para a competitividade dos negócios e figura como uma oportunidade para o desenvolvimento da inovação. 


Por fim, há aquelas empresas que optam pela inovação como estratégia ou propósito de sua existência e então dizemos que este é então o seu DRIVER:


5 - o Propósito. Estas são aquelas empresas que figuram entre os rankings municipais, eventos de inovação e perseguem a inovação de maneira sistemática e contínua.


E aí, qual a força que mais incentiva a inovação no seu negócio? Você mesmo? Ou algumas destas aqui já foram a principal alavanca para o desenvolvimento do seu negócio?


Se você quer saber mais em qual nível de maturidade em inovação o seu negócio está, faça seu diagnóstico gratuito entrando em contato com a Regna-Ventures.


Carlos Alberto Schulze

Consultor em Inovação e Executivo da Regna-Ventures

https://schulzeinovacao.com.br

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